Portal da Cidade Douradina

Motoristas de ônibus reclamam da falta de locais específicos para estacionar

Muitos deixam seus veículos em lugares distantes até o término das aulas nas universidades.

Publicado em 26/02/2013 às 07:58

Durante o período noturno é possível observar a dificuldade de encontrar vagas de estacionamento, principalmente nas proximidades das universidades, onde os ônibus que transportam os acadêmicos costumam parar até que a aula encerre.

De acordo com um motorista, não há vagas delimitadas para os ônibus que vêm de cidades próximas, havendo a necessidade de estacionar em qualquer vaga disponível. Outra complicação é notada ao tentar realizar uma conversão nas áreas centrais de Umuarama, principal - mente na Avenida Maringá, próximo a Unipar (Universidade Paranaense).

“Tentamos fazer al gum contorno entre o período que estamos aqui, mas é difícil, pois além dos ônibus ficarem estacionados nessa área, há também a presença de veículos menores. Nesse horário há muitos estudantes entrando ou saindo da faculdade, e muitos com seus automóveis, o que aumenta ainda mais o movimento no trânsito”, relata um motorista que preferiu não se identificar. O fluxo maior se dá no momento de chegada dos universitários, por volta das 19h e no horário de saída, próximo das 23h.

PROJETO

Segundo o chefe da Umutrans (Divisão de Trânsito de Umuarama), Elizeu Vital, essa situação é frequente nesses locais devido ao grande número de veículos que se concentram nessas regiões. “Mesmo com o grande movimento nas áreas universitárias, recebemos somente uma reclamação sobre essa questão. Não há uma solução imediata para esse problema, mas é possível elaborar um projeto que amplia a área de estacionamento para os ônibus ou  determinar um local específico a esses veículos, além de uma área de embarque e desembarque dos estudantes”, explica Vital.

A reportagem do Jornal Tribuna Hoje entrou em contato com a Unipar para que a universidade se posicionasse em relação a esse impasse. Segundo os representantes da universidade, como essa situação envolve vias públicas, a Unipar não pode executar nenhum projeto para resolver esta questão. No entanto, a instituição se dispõe a colaborar para a busca de uma solução, se reunindo com representantes dos órgãos públicos ligados à área.

RECLAMAÇÕES

Uma das grandes exigências dos motoristas de ônibus é a implantação de lugares de embarque e desembarque, além dos estacionamentos determinados somente aos ônibus que transportam passageiros de outras localidades.

A principal reclamação está relacionada com o fato de que a maioria dos veículos precisa ficar estacionada a uma grande distância das universidades. Os motoristas comentam que dependendo do horário de chegada, a dificuldade para estacionar e manobrar é ainda maior. “Há muitos locais sem segurança e sem iluminação, mas temos que deixar os ônibus lá para não estacionarmos em locais proibidos, a fim de evitar alguma autuação de trânsito”, explica um motorista entrevistado.

Fonte:

Deixe seu comentário