Portal da Cidade Douradina

NRE não confirma suspeita de casos relacionados ao desafio Baleia Azul na região

Publicado em 20/04/2017 às 06:51

Umuarama – O jornal Umuarama Ilustrado recebeu, ontem, informações relacionando a suspeita de cinco casos de tentativa de suicido envolvendo jovens participantes do desafio Baleia Azul. A situação envolveria alunos de um colégio de Pérola, a 40 km de Umuarama. Porém, o Núcleo Regional de Educação de Umuarama (NRE) informou que não existem casos concretos de tentativas de suicídio na sua jurisdição. Ainda segundo o órgão de educação, todos os diretores e representantes da rede de seguração da educação foram orientados para identificar e solucionar casos relacionados ao desafio. 

Conforme o técnico do setor de Demandas Socioeducacionais do NRE, Edinei Aparecido Mora, todas as 82 escolas pertencentes a região de Umuarama receberam orientação, além de se iniciar um ciclo de palestras orientando diretores, pedagogos, professores e alunos a respeito do desafio Baleia Azul. “Os diretores já estão apar de como proceder caso aja uma suspeita. Como identificar sonolência, marcas pelo corpo (perfurações, cortes) nos alunos. A Patrulha Escolar, Conselho Tutelar e Ministério Público também estão envolvidos na prevenção e orientação”, disse.

Mora também disse que não existe nenhum caso concreto de alunos da rede estadual na região participando do jogo, ou ainda que tentaram realizar o suicídio. “Em Pérola foi uma suspeita, mas nada concreto. O que temos é boatos, por isso toda essa movimentação que estamos promovendo para evitar situações graves dentro das escolas. Os pais também devem ficar atentos as ações dos seus filhos”, alertou. 

Curitiba - A Prefeitura de Curitiba emitiu na última terça-feira um alerta aos pais sobre o ‘jogo’ da Baleia Azul, que incentiva o suicídio, depois que a rede municipal de saúde registrou nesta madrugada cinco tentativas de suicídio entre adolescentes de 13 a 17 anos, que foram atendidos e encaminhados para acompanhamento em Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

Em todos o casos, diz a prefeitura, havia sinais de automutilação e ingestão de medicamentos. O Baleia Azul, que surgiu nas redes sociais russas e virou uma grande preocupação recente dos pais no Brasil, lista uma série de desafios aos participantes, que incluem automutilação e, no ápice, o suicídio.

Baleia Azul - O desafio propõe 50 desafios aos adolescentes e o último sugere o suicídio. Há investigações policiais pelo menos em três estados, sendo que no Mato Grosso, há uma morte envolvida. O que atualmente está sendo conhecido como "jogo" na verdade é uma sequência de troca de mensagens em redes sociais e tarefas a serem cumpridas. Nas conversas, um grupo de organizadores, chamados "curadores", propõe 50 desafios macabros aos adolescentes, como fazer fotos assistindo a filmes de terror, automutilação em partes do corpo, ficar doente e o suicídio.

Fonte:

Deixe seu comentário