Portal da Cidade Douradina

“Os Corajosos” Primeira Campanha de Prevenção ao Uso abusivo de Drogas

Publicado em 29/04/2013 às 01:52

O projeto tem como objetivo prescrever medidas de prevenção e combate às drogas, no âmbito do Município de Douradina, pelo Poder Público, pela sociedade civil organizada e pela população em geral. O Conselho de Segurança Publica do Município de Douradina juntamente com a Prefeitura Municipal e Secretaria do Emprego e Promoção Social através de seus colaboradores e com apoio da Policia Militar, tem a finalidade de integrar, organizar e coordenar as atividades relacionadas à prevenção ao uso abusivo de drogas, a atenção e a reinserção social de usuários e dependentes de Substâncias psicoativas, bem como de repressão ao trafico ilícito de drogas.

Esse mal atinge a humanidade principalmente de quatro formas: primeira, a pessoa-usuária, que vive amarrada a um sistema de criminalidade para adquirir a droga, substância destruidora de sua própria saúde; segunda, a família da pessoa-usuária, que, dia após dia, é carcomida pelo sofrimento de acompanhar um ente querido destruir paulatinamente a própria vida, em razão de sua dependência química; terceira, o Estado, por assistir sua autoridade sendo afrontada e confrontada pela ação dos traficantes; e quarta, a sociedade, que vive aterrorizada pelas ações criminosas, movidas em torno do tráfico de drogas: furta-se, rouba-se e mata-se em decorrência da maldita da droga.

Sendo assim, a Campanha de prevenção ao uso abusivo de drogas no município de Douradina é uma iniciativa que tem por objetivo promover uma nova cultura em relação ao uso de substâncias psicoativas (lícitas e ilícitas) dentro do município, tendo como foco primordial a conscientização e redução da utilização de substancias entorpecentes em meio aos adolescentes e comunidade em geral. Que surgiu da necessidade de conscientizar a comunidade sobre o aumento de consumo de substancias psicoativas entre adolescentes e jovens, bem como o aumento de situações envolvendo marginalidade (tráfico de drogas) e violência no município.

É importante consignar que o combate não se limitará às drogas ilícitas, como maconha, crack, pasta-base de cocaína e congêneres, mas também o uso abusivo do álcool.

Serão realizadas palestras para todos os alunos, pais e educadores da rede (pública e privada) de ensino de Douradina;

A metodologia será adaptada ao público de cada evento, abordando as seguintes temáticas:

• Educação para valores: divulgação dos 12 valores morais universais (felicidade, honestidade, humildade, liberdade, paz, respeito, responsabilidade, simplicidade, tolerância e união), princípios que a Organização das Nações Unidas (ONU) defende.

• Prevenção às drogas: ênfase na prevenção do uso das drogas, reflexão acerca das vantagens e desvantagens do uso de substâncias psicoativas, conceito de dependência, legislação etc..

• Práticas educativas: esclarece aos pais quais as práticas educativas positivas e negativas, destacando a importância do monitoramento positivo e do modelo moral, fundamentais para que os filhos cresçam saudáveis emocionalmente, respeitem as leis e sejam bons cidadãos. A orientação para os pais é fundamental para que eles deem mais atenção aos filhos, sejam eles bebês, crianças ou adolescentes, com estabelecimento de afeto, regras e limites claros.

Com este projeto, esperamos que as pessoas se tornem mais conscientes sobre os malefícios causados pelo abuso de drogas à vida humana e que devem sim, buscar sempre formas de melhorar a sua qualidade de vida, agindo com responsabilidade, preservando a nossa maior fonte de felicidade e realização: a família e a saúde.

Fonte:

Deixe seu comentário