Portal da Cidade Douradina

Professora de Cruzeiro do Oeste acerta tema da redação do Enem

Edeliar Torres Saraiva, de 54 anos, trabalhou sobre a educação de surdos com alunos de um cursinho de Cruzeiro do Oeste, cerca de uma semana antes da prova, realizada no domingo (5).

Publicado em 08/11/2017 às 07:16

Uma professora de português de Cruzeiro do Oeste, facilitou a vida de cerca de dez alunos que estavam na sala de aula de um cursinho da cidade cerca de uma semana antes da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizada no domingo (5).

Edeliar Torres Saraiva, de 54 anos, professora há três décadas, acertou o tema "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil", cobrado dos estudantes na prova.

"Tenho que ser honesta. Foi uma coincidência", admite. "Não me preocupo com esse negócio de acertar o tema. É um tiro no escuro", afirma.

Coincidência ou não, quem estava na sala de aula naquele dia comemorou ao pegar a prova. "Me senti muito confiante. Lembrei os argumentos que ela usou em sala e fiz. Agora, com certeza, espero uma boa nota", conta Milena da Silva Hernandez, de 17 anos.

A aluna explica que o tema surgiu em uma questão de interpretação de texto trabalhada pela professora Edeliar. "Aí ela imaginou com a gente se aquele fosse o tema da redação. Eu anotei tudo e na hora da prova lembrei da maioria dos apontamentos", explica Milena.

Tanto a estudante quanto a professora concordam que advinhar o tema não é o mais importante para a prova de redação.

"Naquela aula eu tinha contado para ela que cursinhos famosos do Brasil estavam apostando que o tema seria a mobilidade urbana. Aí ela disse para a gente que adivinhar o tema era quase impossível, mas queria que a gente soubesse a técnica para lidar com qualquer um que viesse", recorda a aluna.

Edeliar se aposentou da rede pública de ensino há um ano. Atualmente, além das aulas em escolas particulares, há cerca de um mês ela e um dos filhos, que dá aula de matemática, abriram o cursinho na cidade do noroeste paranaense.

"Fiquei muito contente. É como se Deus estivesse me falando para continuar e acreditar no meu sonho de estar sempre com a sala cheia de alunos", diz.

Como a prova de matemática do Enem será no domingo (12), o G1 pediu ao professor Marcus Nóbrega Gomes Junior, filho de Edeliar, para que fizesse uma projeção do que será cobrado dos estudantes.

Segundo ele, os avaliadores do Enem querem saber se o aluno tem a capacidade de trabalhar a matemática com temas cotidianos.

"Eu imagino que vão cair muitos problemas que poderão ser resolvidos com a regra de 3, por exemplo. Tenho focado nisso e em questões que envolvem média, mediana e estimativas", projeta.

Fonte:

Deixe seu comentário