Portal da Cidade Douradina

Ler e Aprender

Professores do Ceebja Douradina cria projeto para estimular a leitura

O projeto visa desenvolver nos alunos o hábito da leitura e interpretação de textos, envolvendo as disciplinas de Português, Inglês e Artes.

Publicado em 29/03/2019 às 08:51
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Professores do Ceebja Douradina estão desenvolvendo na escola o projeto “Ler e aprender”, inspirado na Prova Paraná, visando estimular, nos alunos, o senso crítico e o conhecimento por meio da literatura, envolvendo as disciplinas de língua portuguesa, língua Inglesa e Artes.


Segundo a professora de Inglês, Dirce Pereira, o projeto surgiu da análise e resultados da Prova Paraná que foi aplicada no dia 13 de março para os alunos do Ensino Fundamental e Médio. "Através da prova, nós pudemos observar que uma das principais dificuldades dos alunos, é a interpretação de textos".


Dirce conta que a grande maioria dos estudantes, só lêem atividade escolar obrigatória e poucos o fazem por prazer, problema que acaba afetando toda a sociedade. Foi ai que surgiu a idéia do ‘Ler e Aprender’.


O projeto vai facilitar a compreensão dos conteúdos propostos em sala de aula, desenvolvendo no aluno o hábito da leitura por prazer e busca do conhecimento.


Entre as atividades desenvolvidas na escola, está a realização do trabalho em grupo integrando diversas disciplinas. "O objetivo é identificar as entrelinhas da linguagem verbal e não verbal.  Por isso estamos focando com os alunos a leitura e interpretação de textos de diversos gêneros textuais", disse a professora Milaine Oliveira, de português.


A diretora do Ceebja, Francys Paula, parabenizou os professores pela iniciativa e explicou que Prova Paraná é desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação e acontecerá nas escolas sempre no início do bimestre com a função de fornecer informações sobre as habilidades e as dificuldades de cada aluno.

 "A idéia é que, após a correção dos testes, os professores e demais profissionais da Educação tenham informações mais aprofundadas sobre as dificuldades dos alunos, de modo a conseguir desenvolver estratégias pedagógicas e de ensino mais adequadas para ajudá-los a superar tais dificuldades".

Conheça as professoras que estão participando do projeto.


Fonte:

Deixe seu comentário