Portal da Cidade Douradina

EDUCAÇÃO

Tempo de conclusão dos estudos no Ceebja Douradina passará de 5 para 2 anos

Quem deseja voltar a estudar deve procurar o Ceebja Douradina e fazer a matrícula até o dia 24 deste mês. Os alunos também vão receber materiais escolares.

Publicado em 06/01/2020 às 00:00
Atualizado em

O Ceebja Douradina fica anexo a Escola Drummond de Andrade, na Rua Francisco Barroso. (Foto: Arquivo/Portal da Cidade)

Começou nesta segunda-feira (06), as inscrições para a Educação para Jovens e Adultos em Douradina. Quem deseja voltar a estudar deve procurar o Ceebja Douradina e fazer a matrícula até o dia 24 deste mês.

Para este ano letivo, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte readequou o cronograma da Educação de Jovens e Adultos para semestral e unificou a matriz curricular. Essa ação reduz o tempo médio de conclusão dos cursos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de cinco para dois anos.  

Além disso, a matriz unificada garante que todas as instituições que ofertam a modalidade tenham as mesmas disciplinas, facilitando a continuidade dos estudos, caso seja necessário mudar de escola, e facilitando a organização dos professores para a escolha das aulas.

A readequação do cronograma não altera a carga horária dos cursos mas vem como uma solução para o cenário constatado pela Secretaria de que o período prolongado para a conclusão dos estudos resulta em grande incidência de abandono.

Material Gratuito


Kit Ensino Médio e EJA. (Foto: Portal da Cidade Douradina)

Outra novidade é que neste ano o Ministério da Educação estará distribuindo kits de materiais escolares para todos os alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O kit, é composto por três cadernos universitários de 200 folhas, uma calculadora, duas canetas azuis, uma caneta preta, uma caneta vermelha, uma lapiseira, duas caixas de grafites e uma régua.

Quem pode fazer a EJA

O Ensino Fundamental Anos Finais, ou seja, do 6º ao 9º ano, pode ser cursado por qualquer pessoa com 15 anos completos. Já o Ensino Médio pode ser cursado por qualquer pessoa com 18 anos completos ou mais.

A Educação de Jovens e Adultos não é seriada, ou seja, o aluno não se matricula na série em que interrompeu os estudos, e sim na etapa. Todos os anos que ele já cursou são validados para posicioná-lo no semestre da etapa que melhor atenda a necessidade.

Matrículas

Para efetivar a matrícula, o estudante deve procurar a instituição de ensino e levar os seguintes documentos (original e cópia):

- Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento;

- RG (para maiores de 16 anos) ou Registro Nacional Migratório – RNM / Protocolo de Solicitação de Refúgio;

- Cadastro de Pessoa Física – CPF (para maiores de 16 anos e estudantes da Educação Profissional;

- Comprovante de Residência

- Histórico Escolar.

Fonte:

Deixe seu comentário