Portal da Cidade Douradina

Termina reunião entre governo e servidores; sem acordo greve continua

Publicado em 20/05/2015 às 08:15

A reunião entre o Governo do Paraná e os servidores terminou sem solução. A reunião com os professores começou por volta das 11h30 e terminou por volta das 13 horas.  A proposta do governo continua sendo de reajuste de 5%. A categoria pede 8,17% de aumento por causa da reposição da inflação. Os professores da rede pública estadual estão em greve desde o dia 25 de abril.

Segundo o sindicato dos professores a reunião não teve um caracter de negociação. A tendência é que os servidores, já parados, permaneçam em greve por tempo indeterminado e outras categorias também parem. 

Por conta do protesto, o trânsito fica bastante complicado na região do Centro Cívico. Os ônibus que transitavam na região tiveram mudança de itinerário e o trânsito seguirá bloqueado entre as rotatórias do Ministério Público do Paraná e a da Prefeitura de Curitiba.

Durante à tarde, os servidores seguem protestando em pontos diferentes. Parte deles permanecem na Praça Nossa Senhora de Salete para acompanhar a sessão da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Outros se concentrarão em frente ao prédio da Secretaria de Estado da Fazenda, no centro de Curitiba. 

“Nós trouxemos uma planilha técnica mostrando que é possível atender o pedido dos servidores, mas não houve nenhuma proposta do governo. A culpa da crise do Estado não é do servidor e existem outros meios de conseguir fazer com que se gaste mesmo. Sequer estamos pedindo a data base, mas sim o valor equivalente a inflação. A nossa greve segue por tempo indeterminado”, disse à Banda B o presidente da APP-Sindicato, Hermes Leão.

Segundo a Guarda Municipal de Curitiba (GM), 30 mil pessoas estão concentradas no Centro de Cívico. Os professores, servidores da Saúde, agentes penitenciários e servidores do Detran (Departamento de Trânsito) são a maioria na manifestação. Os manifestantes chamam a manifestação de hoje de “Dia 29 de Abril”, fazendo referência a ação da Polícia Militar contra professores na Praça Nossa Senhora de Salete.

O envio do projeto de lei que reajusta em 5% os salários dos servidores públicos do Paraná, esperado por ontem, foi adiado. A justificativa do governo para o recuo é de que o projeto ainda estaria em análise sobre o impacto financeiro para o caixa do estado. O projeto, porém, deve sim ser encaminhado para a Assembleia Legislativa (Alep) nos próximos dias.

Fonte:

Deixe seu comentário