Portal da Cidade Douradina

Thaisy Payo vence concurso e é a mais bela surda do mundo

A umuaramense recebeu a faixa de Miss Deaf World em Praga.

Publicado em 14/07/2013 às 21:29

A modelo umuaramense, Thaisy Payo de 25 anos e 1,72 m, foi eleita a mais bela surda do mundo neste sábado 13 em Praga, na República Tcheca. Eleita a Miss Surda Brasil 2013 no início deste ano, a brasileira bateu todas as concorrentes no concurso Miss Deaf World.

Nascida em Umuarama,Thaisy perdeu a audição na infância e ainda pequena, começou a trabalhar como modelo. Hoje, formada em Letras, ela luta pela inclusão social dos deficientes adutivios. Ela também atua como professora de Libras, a língua brasileira de sinais, comunicação utilizada por surdos.

A umuaramense que desbancou mais de 40 candidatas de todo o mundo, e conquistou seu primeiro título internacional, ainda irá participal de outra competição, desta vez nos Estados Unidos, o Miss Surda Internacional. Em segundo e terceiro lugar na competição ficaram respectivamente Erika Duricová, da Eslováquia, e Queval Marianne, da França.

PERFIL

Thaisy Payo ganhou o título de Rainha da Expo Umuarama (2010), foi a Segundo Princesa do concurso de Miss Umuarama no mesmo ano e foi eleita Rainha Surda Brasileira, também em 2010. Em 2013, ela venceu o concurso Miss Surda Brasil, batendo outras 18 candidatas que desfilaram em traje típico, gala e de biquíni, conquintando direito de representar o país no Miss Deaf World disputados na República Tcheca, que ela venceu no dia 13 e também no Miss Deaf Internacional, que acontece nos Estados Unidos.

Além de ser uma garota super engajada na luta pela inclusão de pessoas com deficiência auditiva, ela se formou em Letras – Libras (Língua Brasileira de Sinais) pela Universidade Federal de Santa Catarina e também é graduada em Farmácia Generalista, pela Universidade Paranaense de Umuarama.

Fonte:

Deixe seu comentário