Portal da Cidade Douradina

Umuarama dá passo decisivo para implantação do curso de medicina

Três unidades disponibilizaram suas estruturas para se tornarem hospitais-escolas.

Publicado em 30/09/2013 às 22:16

Mais uma vez, Umuarama provou que está preparada para receber o curso de Medicina. Após dois meses viabilizando parcerias e documentações, a Universidade Paranaense (Unipar), juntamente com os representantes do Hospital Nossa Senhora Aparecida e Norospar, estiveram reunidos no gabinete do prefeito Moacir Silva, na manhã desta segunda-feira (30), para a assinatura dos convênios para as residências médicas.

Três hospitais do Município disponibilizaram suas estruturas para se tornarem hospitais-escolas, sendo eles o Norospar, com residência médica em pediatria, obstetrícia e ginecologia e anestesiologia; o Hospital Nossa Senhora, com as especialidades de cirurgia geral e medicina comunitária; e o Hospital Cemil, com anestesiologia.

Este era um passo decisivo para o andamento da aprovação do curso em Umuarama. Com o apoio destas entidades médicas, o Município comprova que está no caminho para se tornar referência em saúde em todo o Estado. “Estamos vivendo um momento diferente, prova disso é esta parceria com os hospitais. A vinda do curso de medicina para o Município é algo muito esperado e que trará benefícios gigantescos, já que consolidará definitivamente Umuarama como centro universitário. Além disso, trará uma credibilidade e um reforço especial para a economia local. É algo que beneficiará muitos segmentos, principalmente, a saúde da população”, destaca o prefeito Moacir Silva.

CONVÊNIOS

A assinatura dos convênios e termos aditivos entre os representantes das entidades médicas, Unipar e Prefeitura, será um marco histórico para Umuarama, pois demonstra a união de forças para uma grande conquista ao Município. “Acredito que por meio destes documentos, o Ministério poderá saber se o poder público, as entidades e a Universidade, estão em sinergia. É uma maneira de exaltar a real necessidade do curso para a comunidade e estes documentos demonstrarão isto. Tenho certeza que com esta ação, em um curto prazo de tempo, traremos o curso de medicina para Umuarama”, destaca o reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia.

Para o diretor do Hospital Norospar, Salem Abou Rahal, a vinda do curso é algo aguardado há anos. “Estamos esperando pela vinda deste curso há mais de 10 anos. Temos certeza que será um curso de alta qualidade, e a união dos três hospitais do Município, só vem reforçar isso”, destaca.

Além disso, a implantação do curso fortalecerá a posição do Município como referência na área. “O curso nos trará maior evidência. Umuarama sempre foi referência na região quando se diz respeito à medicina e isso só tende aumentar. Com parcerias fortalecidas, novos investimentos poderão vim para o Município”, pondera o diretor financeiro do Hospital Nossa Senhora Aparecida, Francisco Carlos Esteves Alvarez.

EXPECTATIVA

Com os documentos que comprovam o convênio firmado entre as entidades e a Unipar, com o aval da Prefeitura, a vinda do curso está cada vez mais próxima, sendo cogitada até mesmo, para o próximo ano. A documentação será protocolada e Umuarama ficará no aguardo para a aprovação do processo de implantação.

Fonte:

Deixe seu comentário