Portal da Cidade Douradina

Curso

Unipar está com inscrições abertas para o vestibular de Medicina

Prova será elaborada e aplicada pela Fundação Carlos Chagas, de São Paulo

Publicado em 28/12/2017 às 04:33

(Foto: Divulgação)

Oferecendo 60 vagas, o curso de Medicina da Universidade Paranaense – Unipar está recebendo inscrições para o vestibular, agendado para o dia 18 de fevereiro. As provas serão elaboradas e aplicadas pela Fundação Carlos Chagas, de São Paulo, na Unidade-Sede da Unipar, em Umuarama, onde o curso está sendo oferecido. O prazo de inscrição segue até 2 de fevereiro.

Um dos grandes diferenciais do curso de Medicina da Unipar está no projeto pedagógico, que prioriza três conceitos importantes: atenção à saúde, gestão em saúde e educação em saúde. Seguindo rigorosamente as normas do Ministério da Educação, a Unipar já investiu altas somas para a concretização deste projeto. Há três anos a Instituição investe em residência médica e na capacitação de professores, médicos, preceptores e gestores do serviço. “Estamos prontos para começar as aulas confiantes de que prestaremos um excelente serviço”, diz a diretora do Instituto de Ciências Biológicas, Médicas e da Saúde da Unipar, professora Irinéia Baretta.

À frente dos trabalhos desde quando a Unipar decidiu lutar pelo curso, ela destaca que outro diferencial da Unipar é ter antecipado investimento na implantação de uma UBS (Unidade Básica de Saúde), dentro do Câmpus. “A UBS está em pleno funcionamento, com uma equipe multiprofissional atuando junto com os médicos. Considerando que tem oito mil pacientes cadastrados, o espaço será determinante para os alunos se aproximarem, já no início da graduação, da realidade da profissão”, destaca a diretora.

Além de vários laboratórios arrojados (17, no total), que dão suporte às aulas práticas dos cursos da área de Saúde (Farmácia, Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Psicologia, entre outros) especialmente para o curso de Medicina a Unipar montou o Centro de Simulação em Saúde. Trata-se de um complexo de espaços que simula os ambientes de consulta, pré-hospitalar, hospitalar, bloco cirúrgico e UTI, além de salas de procedimentos, de estudos e outros necessários para dar completude ao CSS.

Segundo ela, os modelos, em outras ocasiões, serão utilizados para simular situações de emergências clínicas e cirúrgicas, traumas crânio-encefálicos, fraturas de membros, choque séptico, choque cardiogênico e sangramentos. “Temos o que há de mais avançado na área laboratorial da Medicina para oferecer aos nossos alunos”, enfatiza. Além disso, segundo ela, o curso de Medicina da Unipar se propõe a desenvolver atividades práticas em conjunto com a comunidade médica dos hospitais de Umuarama e região e com a Rede Municipal de Saúde.

Fonte:

Deixe seu comentário