Portal da Cidade Douradina

FRUSTRAÇÃO

Universidade fecha polo em Umuarama e deixa alunos sem explicação

A universidade disponibilizava cursos de fonoaudiologia e pedagogia em Umuarama.

Publicado em 01/08/2018 às 08:23

(Foto: Portal da Cidade)

Acadêmicos da Universidade Brasil, do Polo Umuarama, estão desesperados, depois que descobriram que a universidade encerrou as atividades na Capital da Amizade.

A descoberta aconteceu depois que uma aluna entrou em contato com a direção da universidade e foi informada que a unidade está com as atividades suspensas. Os alunos, desde a última sexta-feira (27) estão sem saber o que fazer. A universidade era a única que disponibilizava curso de fonoaudiologia, na Capital da Amizade, na modalidade presencial. 

“Eu terminaria meu curso esse ano, estava indo para o oitavo semestre, o último. E agora, essa surpresa. A universidade não nos deu explicação nenhuma, simplesmente descobrimos que ela não funcionaria mais. Estamos tendo apenas o respaldo dos funcionários do Polo daqui de Umuarama. Mas, o grande problema é que aqui era o único polo presencial de fonoaudiologia na cidade. Se quisermos concluir o curso teremos que ir para Maringá ou Cascavel, cidades mais próximas e que tem o curso na modalidade presencial. “conta Camila dos Reis Neves, acadêmica do oitavo semestre.

Na tarde desta terça-feira (31) um grupo de alunas conversou com a equipe do Portal da Cidade e a preocupação de todas é com o futuro profissional. Algumas tiveram que mudar de cidade para realizar o sonho de cursar a faculdade e agora, na reta final, veio a surpresa.

“Eu me mudei de Planaltina do Paraná para Umuarama, com toda a família, para poder fazer o curso de fonoaudiologia. Agora, para terminar a faculdade vou ter que me mudar novamente para Cascavel e não sei quanto tempo vou levar para finalizar o curso, porque dependendo da faculdade que eu for estudar agora, preciso me readaptar a nova grade curricular.” Explica Taynara Menin Gallo, que se formaria esse ano em fonoaudiologia.

Alunas se reuniram na tarde desta terça-feira em frente à Universidade

Segundo as alunas o problema começou no início do ano quando a universidade que fazia parte do grupo Uniesp foi vendida para o grupo da Universidade Brasil.  Houve junção de turmas e readequação na grade curricular. Na época a legação era que a instituição estava adequando as turmas, que eram compostas por poucos alunos. Ainda segundo uma das acadêmicas, durante todo o semestre que passou a universidade não emitiu nenhum boleto de mensalidade. “ A cobrança veio agora, de uma só vez. Nós ligávamos e eles falavam que o sistema estava com problemas. Agora que suspenderam a atividade só me enviaram um e-mail informando que estou inadimplente sendo que, em momento algum, foi disponibilizado uma maneira de pagar esses boletos durante o último semestre." ressalta Deonice Fontoura, acadêmica do quarto semestre de fonoaudiologia.

Segundo as alunas, a universidade encerra as atividades para o público no dia 01 de agosto. Durante toda a tarde de terça-feira alunos foram até o local fazer a retirada de documentos e do histórico curricular.

A universidade disponibilizava também curso de pegadogia e tinha, ao todo, cerca de 60 alunos na instituição de ensino superior.

UNIVERSIDADE BRASIL

O Polo em Umuarama funciona desde o início de 2018. Tentamos contato com a assessoria da Universidade, que fica em São Paulo, mas até a publicação da matéria não houve resposta.

Fonte:

Deixe seu comentário