Portal da Cidade Douradina

Uopeccan Umuarama completa seis meses de atendimento

Publicado em 05/09/2016 às 05:43

Umuarama - O Hospital do Câncer de Umuarama chegou neste domingo (04), aos primeiros seis meses atuando no poio ao combate ao câncer. Cerca de 40 profissionais de saúde compõe o corpo clínico da unidade, que atende atualmente pacientes de 30 municípios da região, além do estado do Mato Grosso do Sul. Nestes meses de funcionamento, o hospital vem aumentando o número de atendimentos gradativamente. 

De acordo com o último balanço da União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer (Uopeccan) – mantenedora do hospital - a unidade de Umuarama fechou agosto com a realização de 1.500 atendimentos ambulatoriais por mês, 850 exames de mamografia, 200 atendimentos no pronto-atendimento e 140 ultrassons. 

Para Neuza Barbado, Relações Públicas do hospital, os resultados são satisfatórios. “Nós estamos muito felizes, com o resultado desses seis meses. É um balanço positivo porque ainda estamos iniciando, mas os atendimentos estão seguindo a previsão que nós tínhamos”, afirma, ressaltando que o hospital atende hoje 25% da sua capacidade. Com 18,1 mil metros quadrados, o hospital está atendendo casos de oncologia clínica e cirúrgica, radiologia, quimioterapia, ultrassom, cardiologia, ortopedia, mastologia, dermologia, cirurgia plástica e neurologia clínica. 

A previsão é que até o final do ano tratamento de radioterapia ehematologia sejam disponibilizados também. Um dos motivos para instalaçãoda unidade em Umuarama era reduzir a demanda de atendimentos em Cascavel, e de acordo com Neusa o resultado está sendo obtido. “Grande parte dos pacientes de Umuarama e região que iam até lá, que era uma média de 200 por dia, estão sendo remanejados para cá. Isso ainda está sendo feito gradativamente, mas o resultado tem sido importante”, lembrou. 

A funcionária comenta que essa necessidade do atendimento na sede do oeste é justificada pela ausência de equipamentos. “Alguns pacientes ainda estão tendo que ir até Cascavel, já que aqui não está 100%. Assim como quem faz a radioterapia, por que o equipamento está comprado, mas ainda não recebemos por questões burocráticas, já que é radioativo”. 

Para o funcionamento da unidade os recursos disponibilizados pelo governo federal e estadual variam de acordo com o atendimento. “Recebemos até R$2,5 milhões, mas esse valor não é fixo e não é suficiente. Contamos com apoio financeiro da matriz de Cascavel e da população para realizarmos o nosso trabalho”, disse a relações públicas. 

VOLUNTÁRIADO 

O trabalho voluntário tem um destaque importante no dia a dia do hospital. Junto aos funcionários eles realizam ações de apoio a pacientes. O grupo Legião Feminina de Combate ao Câncer é o responsável por receber os interessados a atuarem na unidade. 

“Essas mulheres tem uma sala destinada a suas ações e as pessoas que desejam ser voluntárias vão até elas para preencher um cadastro. Depois é feito treinamentos com psicólogos e pessoas do hospital, para informar como eles devem proceder, qual o comportamento ao encontrar com um paciente, a quantidade de horário que podem trabalhar, entre outros direcionamentos”.

No momento, a unidade conta com diversas áreas destinadas a essa trabalho, como os voluntários que servem café da manhã para pacientes, auxiliam na recepção, na Capelania, (espaço destina a oração)e cadastram notas da entidade no Programa Nota Paraná, do Governo do Estado. 

“No café da manhã, são 10 equipes trabalhando, cada dia um grupo diferente é responsável por receber nossos pacientes”, concluiu Neusa. Para participar desta ação voluntária é necessário preencher o cadastrado e aguardar o contato do hospital. 

EVENTO 

Neste sábado (03) houve a entrega simbólica de equipamentos de hemodiálise conquistados por meio do Rotary Club de Goioerê e mais 15 Rotary da região. 

Estiveram presentes autoridades de rotarianas e membros da administração de Cascavel e Umuarama.

Fonte:

Deixe seu comentário