Portal da Cidade Douradina

Pesquisa aponta Beto Richa favorito para eleição 2014

Publicado em 19/08/2013 às 07:13

Se a eleição de 2014 para o governo paranaense fosse realizada hoje, o governador Beto Richa (PSDB) seria o favorito, mas não venceria no primeiro turno. Além disso, a pesquisa revela que a disputa pela outra vaga na disputa de segundo turno seria acirrada. A constatação é de um levantamento de intenção de votos realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas com eleitores de todo o estado entre os dias 10 e 14 deste mês. A sondagem foi encomendada pelo jornal da Capital Gazeta do Povo.

Ao contrário de 2010, quando apenas Richa e Osmar Dias (PDT) polarizaram a disputa, seis possíveis candidatos mostram um bom potencial de votos para 2014. Além do próprio governador e do pedetista, aparecem com boa pontuação a ministra Gleisi Hoffmann (PT), o secretário Ratinho Jr. (PSC), o senador Roberto Requião (PMDB) e o senador Alvaro Dias (PSDB). O empresário Joel Malucelli (PSD), cotado pelo seu partido para concorrer ao governo, pouco altera os cenários avaliados. Os nomes da pesquisa foram selecionados com base nas articulações partidárias oficiais e de bastidores.

Alvaro, embora seja do mesmo partido que Richa, foi incluído na pesquisa porque chegou a ser convidado por outras legendas para disputar a eleição.

Ratinho Jr., secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, apesar de estar no governo, vem sendo cotado desde o ano passado, quando seu pai, o apresentador de tevê Ratinho, disse que ele concorreria ao Palácio Iguaçu se perdesse a eleição para prefeito de Curitiba.

Apesar de não conseguir mais da metade das intenções de voto, Richa está na frente em todos os cenários de primeiro turno, com pontuação variando entre 25% e 41% dos entrevistados. Ratinho, Osmar, Gleisi, Requião e Alvaro têm desempenho muito parecido. No único cenário testado com apenas dois candidatos, simulando um segundo turno, Richa aparece com 52% e Gleisi com 34%.

O cientista político Luiz Domingos Costa, do grupo Uninter, diz que Richa ainda é favorito, especialmente pela aprovação de 67% de seu governo (veja ao abaixo). Para ele, a estratégia das viagens do governador ao interior tem surtido efeito e compensado a perda de popularidade na capital (Richa tem mais intenções de votos no interior do que em Curitiba em todos os cenários). A melhor aposta para a oposição, diz Costa, é o lançamento de vários candidatos com potencial para “roubar” votos do governador. Já o diretor do Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, avalia que a perda de prestígio de Richa na capital é um “sinal amarelo”. “Curitiba tem um poder muito grande sobre o resultado das eleições. Isso coloca a base do governador em alerta.”

Metodologia

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 14 de agosto, em 72 municípios do Paraná. Foram entrevistados 1.503 eleitores. A margem de erro da pesquisa é de 2,5 pontos porcentuais para resultados estaduais e de 4,5 pontos para resultados na Região Metropolitana de Curitiba.

Fonte:

Deixe seu comentário