Portal da Cidade Douradina

Região

Vereadores aceitam denúncia contra prefeito de Loanda

Sete vereadores votaram pela criação de uma comissão processante, que terá 90 dias para apresentar relatório.

Publicado em 07/05/2019 às 08:59

(Foto: Prefeitura De Loanda/Divulgação)

A Câmara Municipal de Loanda, no noroeste do Paraná, aceitou denúncia contra o prefeito da cidade, Sargento Santos (SD), por infração político-administrativa. A denúncia foi recebida durante sessão na noite desta segunda-feira (6).

O documento foi protocolado por um pastor da cidade. Conforme a denúncia, o prefeito deixou de realizar trabalhos de prevenção contra o avanço da dengue no município.

A denúncia aponta que a gestão municipal não observou relatórios técnicos emitidos pela Regional de Saúde de Paranavaí, no noroeste do estado, que alertaram sobre um possível surto de dengue em Loanda.

Ainda conforme o denunciante, a cidade registrou 221 casos de dengue e três mortes pela doença neste ano, que constam em relatório da Secretaria Municipal da Saúde.

Por outro lado, de acordo com o último boletim da dengue divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (Sesa) em 30 de abril, entre agosto de 2018 e abril deste ano, Loanda contava 163 casos confirmados e nenhuma morte.

Para ser aceita, a denúncia contra o prefeito precisava ter voto favorável de pelo menos seis vereadores. Durante a sessão, sete parlamentares votaram a favor da instauração de uma comissão processante para investigar o prefeito. Outros dois foram contrários.

Após o recebimento da denúncia, três vereadores foram sorteados para compor a comissão que irá investigar o caso. Os vereadores nomeados foram Arthur Guedes (SD), Walter Valezzi (PSD) e Irineu José Carvalho (PR).

A partir da aprovação desta segunda-feira, a comissão tem prazo de 90 dias para apresentar um relatório sobre o processo. Após o prazo, o relatório volta para a Câmara, que poderá cassar ou não o mandato de Sargento Santos.

Até a votação final do relatório, o prefeito continua no cargo.

O que diz o prefeito
Por telefone, o prefeito disse que pode ser "o primeiro prefeito do Brasil a ser cassado devido a dengue".

Fonte:

Deixe seu comentário