PREVENÇÃO
Com onda de frio pela frente, importância da vacinação contra a gripe é reforçada
Também é recomendado usar roupas adequadas, manter boa alimentação e hidratação, priorizar bebidas quentes e refeições como sopas e caldos
Publicado em
23/06/2026 às 16:24
Atualizado em
A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) alerta a população para a chegada de uma onda de frio que provocará queda acentuada das temperaturas em todo o Estado nos próximos dias. De acordo com as previsões meteorológicas, as mínimas poderão ficar abaixo dos 10°C em grande parte das regiões paranaenses, enquanto as máximas permanecerão reduzidas por vários dias consecutivos, caracterizando um episódio de frio rigoroso, aumentando o desconforto térmico.
“O frio intenso aumenta o risco de complicações respiratórias e cardiovasculares. Por isso, reforçamos o chamado para que a população mantenha a vacinação em dia e adote medidas preventivas. Ao mesmo tempo, seguimos monitorando o cenário climático e fortalecendo a capacidade de resposta do sistema de saúde”, afirma o secretário de Estado da Saúde, César Neves.
A Sesa reforça a importância da vacinação contra a influenza e a Covid-19, além da adoção de medidas preventivas para reduzir o risco de agravamento de doenças típicas do inverno, como pneumonias, bronquites, crises asmáticas e outras infecções respiratórias.
A imunização é especialmente recomendada para os grupos prioritários, como crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos e gestantes, que apresentam maior risco de desenvolver complicações decorrentes da doença.
Confira as principais orientações:
- Manter a vacinação contra influenza e Covid-19 atualizada, principalmente entre idosos, crianças, gestantes e pessoas com comorbidades;
- Utilizar roupas adequadas para proteger o corpo do frio, incluindo casacos, gorros, cachecóis e cobertores durante o período de descanso;
- Manter boa hidratação e alimentação equilibrada, mesmo com a redução da sensação de sede;
- Priorizar bebidas quentes e refeições como sopas e caldos para auxiliar na manutenção da temperatura corporal;
- Evitar o consumo excessivo de álcool, que pode aumentar o risco de hipotermia;
- Manter o acompanhamento regular de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e respiratórias;
- Higienizar frequentemente as mãos e adotar etiqueta respiratória para reduzir a transmissão de vírus;
- Procurar atendimento médico diante de sintomas como dificuldade para respirar, confusão mental, dor no peito, febre persistente ou sinais de hipotermia, como tremores intensos, sonolência excessiva e fala arrastada.
Fonte: Portal da Cidade Douradina
Notícias relacionadas
Saúde alerta para prevenção e sinais de gravidade de doenças respiratórias em crianças
11/06/2026 às 15:40
Norospar emite alerta de superlotação crítica na ala pediátrica em Umuarama
29/05/2026 às 09:11
Vacinas contra gripe e Covid-19 são aliadas na prevenção de infarto e AVC
22/04/2026 às 17:44
Paraná faz campanha para reforçar cuidados e prevenir picadas de escorpiões
16/12/2025 às 16:19
Unidades de Saúde realizam noite especial de cuidados para mulheres em Douradina
22/10/2025 às 17:46
Jovem de Cruzeiro do Oeste é internado em estado grave após suspeita de metanol
06/10/2025 às 15:06