Portal da Cidade Douradina

Ivaté

7º Rally Fluvial de Fênix reuniu cerca de 130 pessoas em Herculândia

O evento que foi realizado entre os dias 13 e 16 de novembro, teve como objetivo disseminar cultura, incentivar o turismo e a preservação do meio ambiente.

Publicado em 21/11/2019 às 02:22
Atualizado em

7º Rally Fluvial de Fênix reuniu cerca de 130 pessoas em Herculândia. (Foto: Divulgação)

Entre os dias 13 e 16 de novembro foi realizado a 7ª edição do Rally Fluvial de Fênix, denominado Vila Rica do Espírito Santo. Além da limpeza do rio, mais uma vez o evento contou com soltura de peixes e plantio de árvores.  

Cerca de 30 barcos percorreram aproximadamente 300 quilômetros pelo rio Ivaí e um pequeno trecho do rio Paraná.  

No meio do caminho foram várias as paradas para refeições e pernoites. Umas das paradas foi em Ivaté no distrito de Herculândia, onde cerca de 130 participantes foram recepcionados com um jantar na chácara do prefeito Univaldo Campaner. 

De acordo com o prefeito de Fênix, Altair Molina, o apoio do Município de Ivaté é extremamente importante para a realização do evento. "Ficamos felizes e agradecemos o apoio que recebemos em Ivaté, o prefeito Univaldo nos ofereceu uma recepção e uma estrutura para podermos pousar no distrito de Herculândia e isso tudo é fruto de um bom relacionamento entre os dois municípios. Fênix estará sempre de portas abertas ao povo de Ivaté".

Já o prefeito Univaldo Campaner destacou a importância do Rally para a região, "Atualmente esse Rally atrai equipes de diversas regiões do país e o resgate desse projeto representa um incentivo ao desenvolvimento turístico regional e a prestação de relevantes serviços em defesa da ecologia e do meio ambiente”, comentou.


Um dos coordenadores do Rally, José Pingo, explica que o evento tem como objetivo Ecológico, Turístico e Histórico. O primeiro objetivo refere-se se à limpeza que é promovida na viagem. "Dois caminhões cedidos pela Prefeitura de Fênix segue por terra recolhendo o lixo retirado do rio. Neste ato ocorre também o plantio de mudas de árvores e a soltura de alevinos".  Ao todo foram recolhidos aproximadamente 8 toneladas de lixo.

Outro objetivo da viagem é lembrar a história. Pingo conta que o caminho entre Icaraíma, Ivaté e Fênix foi percorrido rio Ivaí acima pelos espanhóis até a foz do rio Corumbataí, no ano de 1570, e nas proximidades foi fundada a Villa Rica del Espiritu Santo, onde hoje se localiza o município de Fênix. E o Rally Vila Rica do Espírito Santo foi criado justamente para fazer o caminho contrário ao que os espanhóis fizeram no século XVI.

E o outro objetivo da viagem é o turístico, já que permite aos participantes contemplar as belezas naturais na região.

Confira o vídeo.



Fonte:

Deixe seu comentário