Portal da Cidade Douradina

Douradina e mais 122 municípios do Paraná podem ter exploração de gás natural

Os municípios e os donos das propriedades deverão receber royalties pela exploração do gás.

Publicado em 30/10/2013 às 01:13

Douradina foi um dos municípios paranaenses inseridos no leilão de 14 blocos de gás natural localizados no Paraná. A 12ª Rodada de Licitações ofertará 240 áreas de exploração em todo o país. A Companhia Paranaense de Energia (Copel) vai participar da licitação, anunciou o governador Beto Richa em reunião com a diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard.

A possibilidade de exploração dessas fontes de energia é vista como uma grande oportunidade para que o Paraná tenha um desenvolvimento mais vigoroso, na opinião do governador. Magda Chambriard esteve no Paraná para divulgar o leilão, marcado para 28 e 29 de novembro, no Rio de Janeiro. A Bacia do Paraná abrange 125 municípios em uma área de 50 mil quilômetros quadrados. As áreas no Estado são classificadas como novas fronteiras de exploração pela ANP, com grande potencial.

O presidente da Companhia Paranaense de Gás (Compagás), Luciano Pizzatto, disse que a expectativa é que o preço do gás tenha uma redução com a exploração do produto em solo paranaense. “Tornaremos o Paraná mais competitivo. O Estado está preocupado com toda a cadeia de produção, o que sem dúvida proporcionará uma onda de desenvolvimento”, afirmou.

Pelo regulamento, as empresas vencedoras da licitação para explorar os 14 blocos da Bacia do Paraná deverão investir, no mínimo, R$ 70 milhões. O prazo de vigência para exploração dos lotes será inicialmente de cinco anos. A diretora-geral da ANP disse que o governo estadual, os municípios e os donos das propriedades deverão receber royalties pela exploração do gás. O potencial da Bacia do Paraná é enorme e caso seja encontrado petróleo ou gás em solo paranaense todos os participantes serão recompensados.

Até agora, 26 empresas internacionais e nacionais apresentaram interesse em participar do processo de licitação para extração do gás natural. “A principal e maior área que será licitada está no Paraná. Nossa expectativa é dobrar a produção de gás em 10 anos, garantindo redução de preço do produto. É um projeto de todo o Brasil e é importante que todos participem”, afirmou Magda.

A diretora-geral da ANP explica que as licitações não restringem apenas a exploração do gás natural, convencional e não convencional. É possível que nessas regiões haja petróleo. Assim, os vencedores das licitações também estão habilitados para explorar o produto. Além de Douradina, na região estão contemplados no lote de licitação áreas dos municípios de Ivaté, Maria Helena, Nova Olímpia, Alto Piquiri, Altônia, Assis Chateaubriand, Brasilândia do Sul, Cafezal do Sul, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Cruzeiro do Oeste, Umuarama  Francisco Alves, Goioerê, Indianópolis, Iporã, Japurá, Jussara, Mariluz, Moreira Sales, Perobal, Rondon, São Tomé, Tapejara, Tuneiras do Oeste e Xambrê.

Fonte:

Deixe seu comentário