Portal da Cidade Douradina

Em reunião, Sorvos defendeu melhorias para municípios da Amerios

Publicado em 12/08/2013 às 21:33

O presidente da Amerios (Associação dos Municípios de Entre Rios), Luiz Sorvos, se reuniu com autoridades e prefeitos em Umuarama na sexta-feira passada. Na ocasião foi discutida a questão da Certidão Liberatória do Tribunal de Contas do Paraná, que vence no final deste mês de agosto. A discussão foi acerca das dificuldades para a renovação do documento, devido às mudanças no Sistema de Informações Municipais – Acompanhamento Mensal, o SIM-AM, onde os municípios encontram problemas para realizar a transferência de dados contábeis. 

Luiz Sorvos, que também é presidente da Associação dos Municípios do Paraná, (AMP), agendou reuniões com técnicos da diretoria de Contas Municipais do Tribunal de Contas, para solicitar que se facilite a transferências de informações. “Sem a renovação deste documento os municípios ficam impedidos de conseguirem novos recursos. Por isso é importante que haja uma maior flexibilização no sistema para que os municípios possam alimentá-lo e, assim, obterem as certidões liberatórias”, disse Sorvos. 

Outro assunto discutido na reunião foi sobre o sistema de integração lavoura, pecuária e floresta, que visa implantar um modelo sustentável na exploração das propriedades. O debate contou com a participação do presidente da Cocamar, Luiz Lourenço, que chamou a atenção dos prefeitos e secretários de agricultura para a necessidade de repensar a exploração das terras. 

“É preciso mudar a cultura dos agricultores da nossa região e, para isso, é necessário desenvolver ações que recuperem e sustentem a fertilidade do solo. E a atividade consorciada, no caso a de lavoura, pecuária e floresta, demonstra ser o caminho certo. Queremos a parceria das prefeituras para difundirmos essa prática. Mas, para dar certo, não podemos realizar uma ação fracionada. O produtor precisa aderir totalmente ao projeto”, destacou Luiz Sorvos. 

Sorvos também discutiu a questão do Portal da Transparência, que por determinação da lei deve ser disponibilizado por todos os municípios. Após se reunir com representante da procuradoria geral do Estado, técnicos e diretores do Tribunal de Contas, o presidente da Amerios afirmou que em breve a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), disponibilizará um software para todos os municípios do estado. “Com esta ferramenta eletrônica disponibilizada pelo Celepar, os municípios não precisarão se preocupar em investir na elaboração dos sites de transparência”, disse Sorvos. 

Duplicação PR-323
Na reunião entre os prefeitos da Amerios Luiz Sorvos destacou que uma comissão avaliadora do projeto de duplicação da PR-323 terá, até o dia 19, próximo, resultados de estudos para a realização da reforma da rodovia. “A Secretaria de Transportes agendará uma reunião com os prefeitos para discutir o assunto assim que os estudos estiverem prontos. Por isso peço que os prefeitos aguardem para conversarmos sobre a questão da PR-323”, destacou Luiz Sorvos. 

Prêmio Gestor Público Paraná

O encontro também contou com a participação de James Coradini, da Receita Estadual, que falou sobre o Prêmio Gestor Público Paraná, instituído pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP). O prêmio objetiva o reconhecimento de projetos desenvolvidos pelos gestores públicos municipais, que gerem resultados positivos para a população.

Cada município pode inscrever até cinco projetos de sua iniciativa e de sua execução direta, como também projetos da administração indireta municipal ou de consórcio de municípios. “O Prêmio Gestor Público é uma ótima oportunidade para que os municípios sejam reconhecidos pelos projetos que desenvolvem”, concluiu Sorvos.

Fonte:

Deixe seu comentário