Portal da Cidade Douradina

Fechamento do ciclo do eucalipto na região abre mercado para madeireiras

Publicado em 28/03/2017 às 06:17

Um trabalho iniciado há mais de cinco anos no plantio de eucalipto em Umuarama e região começa a oferecer oportunidades de mercado para madeireiras, visando a transformação do produto para a indústria moveleira. Hoje o setor local da produção de móveis consome três mil metros cúbicos da madeira, porém todo esse produto vem de regiões centrais do Estado do Paraná.

De acordo com o Cláudio Marconi, técnico do Instinto de Floresta do Paraná, o mercado é tão promissor que seria necessário o plantio de 10 mil hectares por ano na região da Amerios, sendo que a estimativa de toda área plantada hoje é de 25 mil hectares. “Para dar conta da indústria moveleira teríamos que ter hoje 100 mil hectares de eucalipto plantados”, informou.

Mesmo com o deficit de madeira, a região começa a oferecer produto com qualidade de ser transformado para o setor moveleiro. “O setor moveleiro de Umuarama, um dos maiores do Paraná, é totalmente dependente da madeira de outras regiões. Mas, a partir desse ano os agricultores da Associação dos Produtores de Eucalipto começam a oferecer madeira para ser beneficiada para a industria”, ressaltou Marconi. 

Ainda segundo o entrevistado, apenas uma madeireira está qualificada para tal serviço. A empresa está localizada em Altônia, a 85 quilômetros de Umuarama, e hoje atua com sua própria produção de madeira. O material é transformado em pranchas que são vendidas para Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. “Nem Umuarama, nem a região tem capacidade de realizar a transformação da madeira para móveis. Então inicia uma nova fase para essas empresas, as quais antes também não tinha matéria prima para tal”, explicou Cláudio.

Em 2013, o município realizou um levantamento e apenas dentro de Umuarama, existiam 40 marcenarias, 52 fábricas de estofados e apenas 13 madeireiras. Naquela época a Secretaria Municipal de Agricultura promoveu uma pesquisa onde constatou-se que somente o setor moveleiro da cidade, consume uma área estimada em 135 mil hectares de madeira plantada/ano – isso para atender toda a produção regional. 

Indústria
Operando há um ano, a Integração Florestal Limitada gera 22 empregos diretos, além dos indiretos. A empresa começou com madeira serrada, mas vislumbrou no mercado de painéis de madeira um nicho forte. “Prensamos a madeira e transformamos em painéis que são vendidos para o setor de produção de móveis”, disse o diretor Rafael Peres. 

Produzindo e transformando a própria madeira, o madeireiro iniciou uma conversa com a indústria local para fornecer seus produtos. "Existe o interesse de entrar com indústria local, quando se pega a madeira bruta para transformar pode ser várias bitolas qualidades e classificações, então precisamos saber o que esse mercado precisa”, esclareceu.

Mercado

Rafael Peres esclarece que como todo comércio a madeira também sofreu com a retração da economia no último ano, mas vê um mercado promissor, pois a indústria precisa de madeiras legalizadas visando as questões ambientais, como também um produto de qualidade.

O Paraná se destaca na indústria da madeireira, a maior do Brasil, gerando 47 milhões de metros cúbicos e R$ 2,77 bilhões. Mesmo assim, a produção florestal do Paraná ainda é insuficiente para atender a demanda do próprio estado.

Região propícia

O clima e o solo da região de Umuarama são reconhecidos por serem o melhor ecossistema do País para o plantio da madeira, podendo chegar à produção de 85 toneladas por hectares ano. “Esse número é muito superior a média nacional que chega a 50 toneladas ano. A cultura na região é muito promissora”, informou o técnico Claúdio Marconi.

Fonte:

Deixe seu comentário