Portal da Cidade Douradina

Outono começa nesta sexta-feira com temperaturas amenas

Publicado em 20/03/2015 às 07:28

O outono começa nesta sexta-feira (20) e uma massa de ar frio deve chegar ao Paraná junto com a nova estação, diminuindo as temperaturas. Além do ar mais gelado durante as madrugadas e as manhãs, a previsão para os próximos dias é de chuva e nebulosidade. 

O meteorologista do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), Fernando Mendes, explica que os primeiros dias da estação serão marcados por temperaturas mais instáveis. “No início do outono, as temperaturas sofrerão maiores oscilações, com manhãs e noites mais frias. Isso vai se intensificando à medida que ficarmos mais perto do inverno. Mesmo assim, ainda é possível termos semanas quentes”, disse.

Com a chegada do outono, as temperaturas ficarão mais amenas em todo o Estado. Além do clima mais gelado, no outono haverá maior equilíbrio no intervalo de tempo entre o dia e a noite, diferente do verão em que os dias são mais longos. 

A troca de estação pode interferir também na incidência de chuvas, que será bem mais variada. Pode chover um pouco mais em todas as regiões do Paraná na comparação com o outono de 2014. Além disso, a tendência é que o clima fique encoberto e com mais nebulosidade.

A nova estação começa em 20 de março, às 19h45, e se estende até 21 de junho, quando começa o inverno. Mesmo com a transição para o outono, ainda será possível observar tardes mais quentes.

CHUVAS
Os volumes médios mensais no mês de abril são os mais elevados do outono. No Sudoeste e no Leste do Paraná estes volumes são mais significativos. No início da estação, as frentes frias que conseguem evoluir sobre a região reforçam a instabilidade do ar, pois a massa de ar que predomina sobre o Paraná é quente e úmida. Por isso, são frequentes as pancadas de chuvas ao longo do dia sobre todas as regiões. No mês de maio o volume de chuvas já diminui sensivelmente comparado a abril. 

ALERTA GEADA
Em maio começa o programa Alerta Geada, com a emissão de boletins diários dirigidos ao setor agrícola. As informações estarão disponíveis nas páginas do Simepar e do Iapar na Internet: www.simepar.br e www.iapar.br. 

CURIOSIDADE
A palavra outono tem origem latina e significa época propícia para as colheitas. A queda das folhas das árvores em nuances amarelas e vermelhas, o tom acinzentado do céu, o abrandamento das temperaturas, as noites que chegam mais cedo e os frutos amadurecidos que caem sobre a terra constituem as suas principais características. Nas artes, a estação está associada à nostalgia, melancolia e introspecção.

Fonte:

Deixe seu comentário