Portal da Cidade Douradina

Soldados da PM já estão na metade de curso de capacitação, em Umuarama

Publicado em 22/02/2014 às 00:01

A região Noroeste está ganhando um aumento de efetivo na Polícia Militar com 55 soldados. Eles estão na metade do curso de formação – exigido na profissionalização para o trabalho com a comunidade. Das 1.195 aulas teóricas, os novos policiais já completaram 550 horas/aulas, com conhecimentos de aproximação, policiamento comunitário, direitos humanos, abordagem, entre outros. 

Outras 305 horas/aulas serão cumpridas pelos soldados como forma de estágio, com atividades práticas do policiamento militar.

O comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar, major Enio Soares dos Santos, disse que a contratação do novo efetivo na região faz parte das ações do governo em melhorar a estrutura da segurança pública, principalmente na região de fronteira. “Nós vamos ter uma realidade renovada, inédita, pois a região nunca teve essas condições de policiamento como tem agora”, afirmou. “Trata-se de um policiamento comunitário envolvido com todas as questões tanto de fronteira como da própria cidade. Todos os investimentos que têm sido feitos, como aquisição de viaturas e equipamentos, ajudam a formarmos novos soldados capacitados”, afirmou o major Enio.

O major ressaltou que além das novas viaturas, equipamentos e aumento de efetivo, os soldados que ingressam na carreira militar possuem um dos maiores salários do país e têm a oportunidade de progressão de carreira. 

Os novos soldados ingressaram na Polícia Militar em novembro de 2013 por concurso público. O aumento do efetivo faz parte das ações do programa Paraná Seguro. Desde 2011, foram contratados pelo governo estadual 5.500 novos policiais militares e civis.

Ligia Carla Evangelista, 30 anos, é uma das alunas do curso de formação de soldados do 25º Batalhão de Polícia Militar em Umuarama. De acordo com ela, as aulas práticas demonstram como trabalhar dentro da lei. “Aprendemos que temos que fazer um trabalho focado na prevenção, educação e respeito com as pessoas”, afirmou. 

O aluno Adenilson Aparecido Minhaco, 25 anos, mora em Douradina, que fica a 50 km de Umuarama. Ele afirma que a missão do policial é fazer um policiamento junto à comunidade, para contribuir para a segurança de toda a população.

A disciplina de abordagem policial é oferecida em 50 horas – entre teóricas e práticas. No 25º Batalhão de Polícia Militar, esta disciplina é ministrada pelo tenente Namur Zandoná. De acordo com ele, é uma das principais matérias da parte técnica. “Como uma das principais funções do policial é a prevenção, começamos com a base, na legislação. A parte técnica ensina o posicionamento do policial e como ele fala com as pessoas”, ressaltou. 

BATALHÃO – O 25º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Umuarama, foi criado pelo governador Beto Richa em janeiro deste ano. A nova unidade atende 16 cidades da região Noroeste. “A criação desse batalhão reforça a segurança pública na região, que nos últimos anos teve um grande crescimento populacional”, disse o governador. “Conseguimos em todas as regiões reduzir os índices de criminalidade para que a população volte a ter tranquilidade”, disse.

O batalhão de Umuarama atende as cidades de Maria Helena, Douradina, Ivaté, Icaraíma, Alto Paraíso, Esperança Nova, Xambrê, São Jorge do Patrocínio, Perola, Altônia, Cafezal do Sul, Perobal, Francisco Alves, Iporã, Alto Piquiri e Brasilândia do Sul. 

Fonte:

Deixe seu comentário