Portal da Cidade Douradina

Temporais destrutivos podem atingir áreas do Paraná

Publicado em 21/10/2013 às 00:21

A formação de um grande sistema convectivo na madrugada desta segunda-feira (21) já provocou tempestades entre o Uruguai, Argentina e parte do Rio Grande do Sul.

Às 6h20min (Brasília-verão), radares meteorológicos do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (Redemet) mostraram chuva forte em boa parte do território gaúcho.

Uma linha de instabilidade (que são vários focos de tempestades alinhadas) em questão chama a atenção. Seu deslocamento atinge municípios das regiões de Sobradinho, Tupanciretã, São Miguel das Missões, São Luiz Gonzaga e São Nicolau, com chuva muito forte, grande incidência de raios e rajadas de vento.

A estimativa é de que nas próximas horas, esta linha de tormentas avance sobre o Paraná modificando radicalmente as condições meteorológicas.

Há grande possibilidade de temporais, com muitos raios, ventania e até granizo, inicialmente sobre as regiões de Santo Antônio do Sudoeste, Pato Branco, Francisco Beltrão, Clevelândia, Palmas, Foz do Iguaçu, Medianeira, Cascavel, Toledo, Marechal Cândido Rondon e Laranjeiras do Sul. 

Até o final da noite de hoje e por conta do intenso mormaço, outras células de tempestades, com alto poder destrutivo, estarão deslocando-se sobre as áreas de Umuarama, Campo Mourão, Pitanga, Palmital, São Mateus do Sul, Lapa, Irati, Curitiba, Ponta Grossa, Ivaí, Castro, Tibagi, Telêmaco Borba, Apucarana, Maringá, Londrina, Paranavaí, Icaraíma e Santo Antônio da Platina. 

Ressalta-se, bem como já alertado pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), que todas as regiões do estado não estão imunes de possíveis tempestades, algumas com poder destrutivo. Portanto, nosso monitoramento junto às emissoras ocorre em tempo real, com a divulgação a todo momento de boletins atualizados no rádio, de acordo com as informações observadas por radares meteorológicos e estações em superfície.

Fonte:

Deixe seu comentário