Portal da Cidade Douradina

Fortes chuvas em Cruzeiro do Oeste, prefeito decreta estado de emergência

Publicado em 18/07/2013 às 01:15

As fortes chuvas que atingiram a região noroeste do Paraná causaram diversos danos a pontes, rodovias e estradas rurais. Em Cruzeiro do Oeste, nas últimas semanas de julho, segundo O Instituto Tecnológico do SIMEPAR, choveu aproximadamente 400mm, volume de água muito acima da média.

Os diversos estragos causados por este fator climático anormal fizeram com que o prefeito Valtinho decretasse Situação de Emergência no município de Cruzeiro do Oeste, decreto municipal nº 159/2013 publicado em 29 de Junho de 2013. A defasagem das estradas rurais por todo município, inclusive no distrito de São Silvestre, foram à maior motivação para esse decreto.

Logo em seguida, através da Secretaria de Planejamento, junto com a Secretaria de obras sob a orientação da Defesa civil local, realizou-se um levantamento sobre a real situação das áreas atingidas, entre elas as estradas rurais e vicinais de acesso aos bairros e distrito, elaborando projeto e planilhas orçamentárias de custos que foram cadastrados junto a Defesa Civil Nacional, que após análise da mesma foi aprovada, reconhecida e decretada também a nível nacional, publicada  portaria nº85  em 11 de Julho de 2013  no Diário Oficial da União.

O decreto agilizará a liberação de recursos por parte do governo federal através do Ministério da Integração Nacional para as obras de recuperação de todas as estradas afetadas pelas chuvas e também das ruas e bairros da cidade.

Porém as obras já começaram, enquanto aguarda a liberação, o município vem trabalhando com recursos próprios na recuperação das estradas no distrito de São Silvestre. Em trechos da estrada 41, área mais afetada pelas chuvas, 3 aterros estão sendo feitos. No projeto encaminhado ao Governo Federal estão inclusos 10 aterros e melhorias nas estradas vicinais.

Fonte:

Deixe seu comentário