Portal da Cidade Douradina

“Para mim, a tocha não tem preço”, diz o cruzeirodoestano Vanderlei Cordeiro de Lima

Após conduzir a tocha olímpica por “longos” três minutos, o principal maratonista da história brasileira ganhou de presente o maior símbolo dos jogos, que agora está em Maringá.

Publicado em 05/05/2016 às 07:16

Um dos maiores símbolos dos Jogos Olímpicos da era moderna está agora em Maringá. Após ser conduzida por “longos” três minutos por Vanderlei Cordeiro de Lima, o principal maratonista da história do Brasil, uma das tochas confeccionadas para a competição de Londres neste ano ganhou um novo lar, no Noroeste doParaná.

No total, foram confeccionadas 8 mil unidades da tocha para rodarem o mundo antes dos Jogos Olímpicos de Londres. Vanderlei e o ex-jogador de basquete Oscar Schimidt foram alguns brasileiros presenteados com a tocha. “Isso [a tocha] aqui não tem preço para mim”, declarou o ex-maratonista.

Segundo o site oficial dos Jogos Olímpicos deste ano, a tocha olímpica tem 80 centímetros e pesa 800 gramas. Além disso, tem 8 mil círculos. Cada um representa as 8 mil pessoas que vão carregá-la antes do início do evento.

Entre as pessoas que ganharam a tocha de presente, algumas a venderam pela internet. “A tocha para um colecionador vale muito”, disse Vanderlei, acrescentando que, em alguns leilões, chegaram a £ 100 mil (aproximadamente R$ 300 mil).

O ex-atleta olímpico conduziu a tocha em 31 de maio deste ano, em Hindley, naInglaterra. “Foi a única corrida que não tive pressa [risos]”, lembrou. Engana-se, porém, quem pensa que a honraria veio como uma homenagem do Comitê Olímpico Brasileiro ( COB) ao ex-maratonista.

Vanderlei foi chamado para participar do revezamento da tocha através de uma das patrocinadoras do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima ( IVCL). “Não importa de onde vem, o importante é que esse reconhecimento venha, independentemente da instituição”, comentou.

Fonte:

Deixe seu comentário