Portal da Cidade Douradina

Confirmados 10 casos de influenza na 12ª Regional de Saúde de Umuarama

Uma morte foi registrada em Tapira, em decorrência do agravamento da doença.

Publicado em 23/06/2013 às 23:45

Nesta sexta-feira (21), a Secretaria Estadual de Saúde divulgou o boletim informativo da gripe, apresentando casos positivos de influenza em diversas regionais. Na 12ª Regional de Saúde de Umuarama foram confirmados 10 casos da doença, sendo cinco em Umuarama, três em Cruzeiro do Oeste e dois em Tapira.

Até a última semana, foram coletadas 2.628 amostras em todo o Paraná, sendo que 395 foram confirmadas laboratorialmente como casos de gripe. Do total de casos, 173 foram causados por Influenza A (H1N1), 90 por Influenza A (H3N2) e 130 pelo vírus Influenza B. Entre as regionais de saúde do Estado, a 2ª RS Metropolitana de Curitiba, a 15ª RS de Maringá e a 17ª RS de Londrina foram as que apresentaram mais casos da doença, com 90, 49 e 47, respectivamente. Em todo o Estado, 65 municípios apresentaram amostras positivas para Influenza.

FAIXA ETÁRIA

Das 395 amostras coletadas, 90 foram identificadas em pacientes com faixa etária entre 10 a 19 anos, atingindo um número maior de mulheres (56%) infectadas pelo vírus H1N1. Nos homens, esse índice chega a 44%.

Entre as amostras positivas relacionadas à gripe sazonal (H3N2) foi possível identificar um maior número de mulheres infectadas pelo vírus, totalizando 57% das que realizaram os exames. Entre os homens esse número chegou a 43%.

MORTES

De acordo com o terceiro boletim informativo da gripe, o Paraná contabiliza oito mortes desde o início do ano. As quatro novas mortes são de moradores de Londrina, Santo Antônio da Platina, Tapira e Curitiba.

Três óbitos são de pacientes que tinham doenças graves préexistentes, o que pode ter contribuído para o agravamento do quadro clínico. A morte de Londrina foi de um idoso de 77 anos que tinha problemas cardíacos e respiratórios. O paciente de Santo Antônio da Platina era uma criança de 10 anos que tinha paralisia cerebral, e em Londrina a paciente era uma mulher de 45 anos, que tinha uma doença neurológica.

O primeiro caso de morte registrado na 12ª RS foi de uma mulher de 41 anos, residente em Tapira. A Secretaria da Saúde ainda investiga outros óbitos suspeitos de gripe que serão divulgados assim que saírem os laudos definitivos.

Fonte:

Deixe seu comentário