Portal da Cidade Douradina

ATENDIMENTO

Douradina inaugura Centro de Enfrentamento à Covid-19

A Unidade que funcionará 24h por dia, possui toda a estrutura necessária para atendimento de casos de baixa e alta complexidade.

Publicado em 06/04/2021 às 02:24
Atualizado em

A Prefeitura de Douradina inaugurou na manhã desta terça-feira (06), o Centro de Atendimento para Enfrentamento a Covid-19. A Unidade que funcionará 24h por dia, foi implantada no Antigo Salão da Terceira Idade. O investimento do projeto no valor de aproximadamente R$ 350 mil reais é fruto de uma parceria público privada.

O Centro de Atendimento para Enfrentamento a Covid-19, é uma Unidade com área total construída de 317m², possui sala de emergência, equipada com respiradores/ventiladores mecânicos, bomba de infusão, monitor multiparamétrico, aspirador, eletrocardiograma ECG e outros equipamentos para o atendimento à população.


A Unidade é composta por 4 leitos, sendo 2 exclusivo para casos suspeitos e 2 para casos confirmados. Além de Sala de Triagem, Consultório Médico, Farmácia, Sala de Medicação, Sala de Coleta, Paramentação e ambiente para descanso de funcionários.

De acordo com a Prefeitura, o local contará com uma equipe preparada, formada por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que estão sendo contratados através de credenciamento e serão mantidos pelo município.


O prefeito Oberdam, falou da importância do novo local para atendimento à população e destacou que o projeto contou com a participação de vários segmentos da sociedade, seja de forma direta ou indiretamente.

"Essa união de forças no sentido de trazer melhorias, é fundamental para o desenvolvimento das ações necessárias para o atendimento à população, especialmente na área da saúde que é um setor que precisa muito de investimentos. Agradecemos a todas as empresas que participaram e nos ajudaram, em especial ao Grupo Gazin que tem dado uma parcela importante de contribuição e tem sido fundamental para que esse projeto fosse estruturado. O objetivo desse Centro é proporcionar mais qualidade no atendimento, com um ambiente mais humanizado que traz uma sensação de acolhimento e bem-estar a comunidade”, afirmou o prefeito.


O Secretário de Saúde, Evair Garcia, explicou que as unidades de gripe foram todas realocadas no Centro de Enfrentamento a Covid, e que essas mudanças se fizeram necessárias frente à situação que o município e toda a região vêm enfrentando de aumento no número de casos. "Com isso, vamos desafogar o atendimento das síndromes respiratórias no PAM e nas demais unidades de saúde” relata.

A partir desta quarta-feira (07), as pessoas com sintomas gripais devem procurar o Centro de Atendimento a Covid, “É um local, onde vamos priorizar o enfrentamento ao Coronavírus, cuidando das pessoas que apresentam desde os sintomas leves, até aqueles casos mais graves, onde o paciente poderá ficar na enfermaria, recebendo todo acompanhamento médico necessário, até que eles consigam ser transferidos para algum hospital através da regulação do Estado", completa.


Para a realização do evento, foi seguido todos os protocolos de prevenção, como uso de máscara, álcool em gel, e as normas de distanciamento. O ato teve início com a benção do Padre Valdenir Pereira e encerrou com uma oração feita pelo pastor Daniel.

PRESENÇAS


Também estiveram presentes no evento o presidente da Câmara Municipal, vereador Anderson Trevizanuto; o presidente do Grupo Gazin, Osmar Della Valentina, Representante da 12ª Regional de Saúde, Marcos Antônio, Comandante da PM de Douradina, Sargento Ronaldo, vereadores, secretários, imprensa e demais autoridades locais.

Para conferir a cobertura fotográfica completa, clique aqui.

Confira a entrevista com o prefeito Oberdam e o Secretário de Saúde, Evair Garcia.


Fonte:

Deixe seu comentário