Portal da Cidade Douradina

ALERTA

Douradina tem 21 casos de dengue e Saúde alerta para risco de epidemia

Ações de combate são intensificadas, mas apoio da população é fundamental para evitar uma epidemia da doença.

Publicado em 14/11/2019 às 08:03
Atualizado em

A Prefeitura está intensificando as visitas domiciliares em conjunto com agentes de endemias e agentes comunitários de saúde. (Foto: Ilustrativa)

O número de casos de dengue voltou aumentar em Douradina e o índice de infestação do aedes aegypti subiu de 0,9% para 2% no mês de novembro, a situação tem preocupado os órgãos de saúde.  

Segundo boletim epidemiológico da dengue divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, até o dia 09 de novembro, já foram confirmados 21 casos de dengue na cidade. A Vigilância Ambiental, alerta que se o índice continuar aumentando o município pode sofrer uma epidemia de dengue. 

Conforme a responsável pela Vigilância, Valdir Honorato, o trabalho no município continua, com visitas a residências diariamente e notificação de pessoas imprudentes, que deixam acumular água em seus quintais. Além disso, segundo ele, é direcionado um trabalho especial para pessoas identificadas com a doença e na região de sua residência é intensificando o combate e a orientação na vizinhança.

De acordo com Valdir, é importante que a população elimine a água parada e colabore com o município para evitar uma epidemia da doença, "Douradina está sob alerta devido ao potencial e magnitude do número de notificações e casos confirmados. Lembrando que estamos em um período de chuvas e o calor é o clima propicio para a proliferação do mosquito".

Por mais que o Poder Público invista na prevenção, a população tem papel fundamental, visto que mais de 80% dos criadouros estão dentro das residências, principalmente nas caixas d’água, cisternas, calhas e lixo mal acomodado. "Não falta informação, mas sim a mudança de comportamento. Dengue mata e, para nos proteger, precisamos que todos adotem medidas preventivas em seus lares”, concluiu o chefe da Vigilância.

Fonte:

Deixe seu comentário