Portal da Cidade Douradina

MENTIRA

É falso que hospitais de Umuarama recebem R$ 19 mil por cada morte pela covid-19

Ministério da Saúde informou que não repassa verba aos estados e municípios por registro de morte por covid-19.

Publicado em 08/07/2020 às 02:47

(Foto: AEN)

A cada morte provocada pelo novo coronavírus em Umuarama, as redes sociais são invadidas por mensagens insinuando que os hospitais preenchem a Declaração de Óbito com covid-19 porque recebem dinheiro público, e a quantia seria de cerca de R$ 19 mil por cada morte vinculada à doença.

Em um momento em que o Brasil passa por uma onda de negacionismo, onde as instituições científicas e suas pesquisas são colocadas à prova e as informações são repassadas sem o mínimo de análise crítica ou verificação, informações como esta que se referem à morte por covid-19, reverberam. 

A Agência Lupa – primeira do setor de checagem de fatos do Brasil – recebeu a mesma informação de várias localidades do País e bate o martelo: a informação é falsa! O Ministério da Saúde, em nota, informou que não repassa verba aos estados e municípios por registro de morte por covid-19. 

A distribuição dos recursos para o combate à pandemia é feita proporcionalmente ao número de habitantes de cada estado. Além disso, de acordo com a necessidade local, municípios que já investem recursos para média e alta complexidade têm direito a uma parcela mensal extra.

Fonte:

Deixe seu comentário