Portal da Cidade Douradina

ALERTA

Índice de infestação do mosquito da dengue sobe para 3,7% em Douradina

O município está acima do que é preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 1% de infestação.

Publicado em 12/11/2018 às 08:32

O resultado demonstra que a cada 100 casas visitadas, entre 3 e 4 tinham focos do mosquito. (Foto: Ilustrativa)

O Índice de Infestação Predial (IIP) subiu para 3,7% em Douradina, segundo Levantamento de índice Rápido para Aedes aegypti (LIRA) realizado entre os dias 05 e 08 de novembro e divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.  Lembrando que isso representa risco médio de transmissão de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya.

Esse aumento significativo de focos do mosquito se deve em parte ao clima e também ao comportamento do cidadão. A responsabilidade em combater os focos do mosquito é de todos nós. “Por isso, vamos intensificar as parcerias com todos os segmentos da sociedade para diminuir esse índice”.

“Lembrando também que como estamos em um período chuvoso e ao mesmo tempo sol e calor tudo isso se torna um ambiente propicio para a proliferação do mosquito aedes aegypti por isso, o cuidado deve ser redobrado e diário”, explica o Chefe da Vigilância Ambiental, Valdir Honorato.

Sendo assim pedimos a colaboração de todos para que juntos possamos eliminar de nossas residências todo recipiente em desuso que possa acumular água. O município está acima do que é preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 1% de infestação (considerado de baixo risco). Esse Levantamento apontou 3,7% de infestação do mosquito em Douradina. Isso demonstra que a cada 100 casas visitadas, entre 3 e 4  tinham  focos do mosquito. O resultado deixa a cidade em estado de alerta.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Ambiental, já começou a intensificar  as ações de orientações com os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde em toda a cidade com o objetivo de reduzir o índice.

 “É importante que o morador receba nossos agentes que estarão uniformizados e preparados para fazer a inspeção no imóvel e no quintal. É função do agente orientar esse morador dos cuidados básicos a serem tomados, mas cada um precisa fazer a sua parte e nós precisamos do apoio de toda população”, enfatizou o chefe da Vigilância.

Outro alerta é para que os moradores contribuam mantendo seus quintais limpos, livres de qualquer acúmulo de água, lixo ou entulhos, que possam servir de criadouros para se proliferar outros insetos e animais. Lembrando que: “ combater o mosquito e um dever meu, seu e de todos nos, entre nessa luta.“ se você não fizer a sua parte ninguém vai fazer”.

Doenças

O mosquito Aedes aegypti transmite doenças como a dengue, febre chikungunya, zika vírus e a febre amarela. A transmissão da doença no ato da picada vai depender do tipo do vírus que o mosquito estiver infectado.

Veja algumas medidas para prevenir a dengue:

- Deixar sacolas e recipientes com lixo fechados;

- Manter as caixas d’água, galões, tonéis ou tambores sempre vedados;

- Remover a sujeira das calhas e ralos;

- Não deixar pneus com água e em lugares descobertos;

- Deixar garrafas ou baldes com a boca para baixo;

- Verificar bandejas de ar-condicionado e geladeiras mantendo-as limpas e sem água;

- Colocar areia até a borda nos pratos de vasos de flores e plantas;

- Manter vasos sanitários sem uso fechados;

- Tratar a água de piscinas e fontes uma vez por semana;

- Esticar lonas para não formar poças;

- Lavar os recipientes de água dos animais.

Fonte:

Deixe seu comentário