Portal da Cidade Douradina

ALERTA!

Secretaria de Saúde confirma primeira morte por dengue em Douradina

Segundo informações, a paciente era uma mulher de 81 anos e apresentava hipertensão arterial e doença cardíaca.

Publicado em 18/02/2020 às 02:59
Atualizado em

Secretaria de Saúde confirma primeira morte por dengue em Douradina (Foto: Arquivo/Portal da Cidade)

Foi confirmada nesta terça-feira (18), a primeira morte por dengue em Douradina. Conforme o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), a cidade registra 395 casos confirmados e 558 notificações. Entre os confirmados, 5 são de dengue com sinais de alarme. O período de monitoramento teve início em 28 de julho de 2019. 

Em Douradina, a idosa, uma mulher de 81 anos com comorbidade faleceu vítima de dengue. Ela também apresentava hipertensão arterial e doença cardíaca. Na região, uma outra mulher de 80 anos, portadora de hipertensão também morreu no município de Xambrê.

Na semana passada, o Ministério Público do Paraná determinou o ingresso forçado da Vigilância Sanitária em imóveis públicos e particulares de Douradina. A medida será tomada nos casos de recusa ou ausência de pessoa que possa permitir a entrada do agente. Sempre que necessário, o agente também poderá requisitar auxílio a autoridade policial.

Além disso, o morador que for flagrado com focos do mosquito da dengue em seu quintal, poderá responder criminalmente, caso seja reincidente, com base no artigo 268 do Código Penal (Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa). Ao final do processo, a pena pode ser detenção de um mês a um ano e multa.

Sinais

O boletim desta semana traz 64 municípios que apresentam casos de dengue com sinais de alarme. Isso significa que as pessoas infectadas estão sendo acompanhadas clinicamente para que a doença não evolua para a forma grave.

A dengue apresenta-se na forma clássica, com febre alta súbita, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, náuseas, tonturas e extremo cansaço, entre outros.

Quando o caso evolui, mostra os chamados sinais de alarme, como dores abdominais fortes e contínuas, vômitos persistentes, palidez, sangramentos pelo nariz, boca e gengivas.

Normalmente os sinais de alarme ocorrem entre o terceiro e o quinto dia da infecção, é o chamado período crítico da dengue. Tratado corretamente, com hidratação e medicação sintomática, a maioria segue para cura.

Paraná

Na última quinta-feira, dia 13, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior decretou Estado de Alerta para combate e controle da dengue no Estado. Entre as considerações do decreto, além do aumento de mais de 6.657,47 % em relação ao mesmo período do ano anterior, está a sazonalidade da doença que aponta aumento nos próximos meses. O verão é a época mais propícia à proliferação do mosquito Aedes Aegypti por causa das chuvas; qualquer acúmulo de água parada por formar criadouro do mosquito.

78 municípios estão em situação de epidemia para a dengue no Paraná, 16 entraram para a relação nesta semana: Alto Paraíso, Alto Piquiri, Altônia, Cafezal do Sul, Nova Olímpia, Perobal, Xambrê, Amaporã, Cruzeiro do Sul, Jardim Olinda, São Carlos do Ivaí, Ourizona, Santo Inácio, São Jorge do Ivaí, Ibiporã e Ouro Verde do Oeste.

Outros 40 municípios estão em estado de alerta.

Fonte:

Deixe seu comentário