Portal da Cidade Douradina

Vigilância emite hoje laudo sobre IML

Publicado em 08/06/2016 às 23:44

Umuarama - Vigilância Sanitária já recebeu o laudo elaborado pela Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) sobre as vistorias realizadas no Instituto Médico Legal (IML) de Umuarama. Durante a manhã e tarde desta quarta-feira (08), os detalhes foram analisados pelos técnicos da VS que vão entregar oficialmente hoje (quinta-feira) o documento com as regulamentações e orientações, aos responsáveis pelo Instituto com as normas que devem ser seguidas.

A intenção é manter o órgão em funcionamento, mas seguindo normas sanitárias. O chefe de Divisão da Vigilância em Saúde do Município, Fabio Barzon acompanhou parte da análise – que começou a ser feita ontem pela manhã, logo depois que recebeu o documento –, mas não expôs nenhum resultado naquela tarde. “Nós recebemos o laudo da Sanepar de manhã e imediatamente começamos a averiguar seus detalhes. Nesta quinta-feira é que vamos nos posicionar oficialmente junto ao Instituto Médico Legal (IML) e posteriormente emitiremos uma nota à imprensa sobre as determinações”, confirmou Barzon.

Ele lembrou também que o órgão passou por uma vistoria feita pelo Município com o acompanhamento de técnicos do IAP (Instituto Ambiental do Paraná). Com exclusividade a reportagem do Jornal Tribuna Hoje acompanhou o trabalho feito pela Sanepar há algumas semanas, quando os técnicos apontaram que estaria acontecendo o lançamento de resíduos de necropsia direto na rede de esgoto.

Na vistoria feita pela Vigilâncianão foi verificado se resíduos de corpos são lançados na rede de esgoto, uma vez que os itens utilizados para a filtragem destes excrementos estão de acordo com o esperado. Foi constatado também que a estrutura não inibe a ida do sangue à rede de esgoto. Porém, segundo os fiscais da Vigilância em Saúde e do IAP, a rede tem a capacidade de realizar a filtragem e o tratamento adequado dessa substância.

Outros itens averiguados durante a vistoria referem-se à etapa de tratamento dos corpos em decomposição, realizada na área externa do prédio e, entre as solicitações, está a criação de uma estrutura física específica para este tipo de trabalho. Uma série de prescrições deverá ser acatada para que o órgão possa reivindicar uma licença em conformidade com os padrões sanitários atuais.

Fonte:

Deixe seu comentário