Portal da Cidade Douradina

doença infecciosa

Caminhoneiro da região é diagnosticado com leishmaniose

O motorista percebeu uma pequena ferida no braço esquerdo e decidiu buscar atendimento médico.

Publicado em 03/03/2023 às 11:54

(Foto: Ilustrativa)

Um motorista de caminhão de 45 anos, morador de Umuarama foi diagnosticado com leishmaniose. Na volta de uma viagem ao Rio de Janeiro, ele percebeu uma pequena ferida em seu braço esquerdo, que não sarava e então buscou atendimento médico na unidade de saúde, que imediatamente o encaminhou para testes. O tratamento, à base de injeções, foi realizado do Pronto Atendimento (PA) e o paciente já está recuperado.

A coordenadora da Vigilância Ambiental em Saúde, Renata Luzia Ferreira, explica que a leishmaniose é uma doença grave, causada pelo protozoário Leishmania chagasi, que é transmitido por meio da picada de um inseto chamado flebotomíneo (Lutzomyia longipalpis), popularmente conhecido por mosquito palha e que pode atingir pessoas e animais.

Renata indica que a leishmaniose é uma doença infecciosa e não contagiosa, que provoca úlceras na pele e mucosas, que são as chamadas “feridas”, causando também febre persistente, aumento de baço e fígado.

No caso de apresentar sintomas (feridas, vermelhidão, manchas estranhas etc.), é preciso procurar o serviço de saúde mais próximo de sua residência, onde o morador receberá todo apoio necessário. “Manter os quintais livres de sujeira é fundamental não só para afastar o mosquito transmissor da leishmaniose, mas também do Aedes aegypti e outros insetos que causam danos à saúde”, alertou.

Fonte:

Deixe seu comentário