Portal da Cidade Douradina

RESPIRO

Mais 14 leitos para covid-19 entraram em funcionamento em Umuarama

Município passa a contar com 18 leitos de UTIs e 30 de enfermarias. Em todo o Paraná, a Sesa reativou nas duas últimas semanas 573 leitos.

Publicado em 08/12/2020 às 03:07
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná - SESA anunciou na manhã deste sábado (05), o credenciamento de 14 leitos exclusivos para o tratamento da doença do Novo Coronavirus – Covid-19, em Umuarama, através do Sistema Único de Saúde - SUS.

São mais 10 leitos de enfermaria no Hospital Uopeccan mais 02 leitos de enfermaria e 02 de UTI na Associação Beneficente São Francisco de Assis – Hospital Cemil, que devem entrar em atividade neste domingo. O município passa a contar então com 18 leitos de UTIs e 30 de enfermarias. 

Em todo o Estado a Sesa reativou nas duas últimas semanas 573 leitos de atendimento exclusivo à Covid-19, sendo 159 leitos de UTI e 414 de enfermaria para dar conta da alta demanda de pedidos de internamento. De acordo com o serviço de Regulação de Leitos Estadual, o Paraná tem neste momento 2.612 unidades destinadas apenas para o tratamento do novo coronavírus – 1.052 são UTIs e 1.504 enfermarias para adultos e mais 22 UTIs e 34 enfermarias pediátricas. 

“Os novos leitos significam um respiro diante da situação dramática que estamos vivendo”, destacou a chefe da 12ª Regional de Saúde de Umuarama, enfermeira Viviane Herreira.  

Na manhã deste sábado, a taxa de ocupação na Macro-Região Noroeste, a que Umuarama pertence, é de 87,8% nas UTIs Adulto e 67% em enfermarias.  

Em Umuarama, os Hospitais Uopeccan e Nossa Senhora estão com 100% das UTIs e enfermarias ocupadas. Há apenas um leito de UTI e um leito de enfermaria disponíveis em toda a cidade, no Hospital Cemil.  

Segundo Viviane, se o contágio da doença continuar a se elevar nos níveis atuais, mesmo com toda a estrutura hospitalar que a região possui, o colapso é iminente. “A colaboração de todos é fundamental para conter o avanço da doença em todo o Estado, especialmente na nossa região, onde os números de mortos e doentes internados em alta”, salientou a enfermeira. 

Mais Leitos 

A Sesa anunciou também que, até o dia 14 de dezembro está previsto o credenciamento de mais 10 leitos exclusivos para Covid-19 em hospitais de Umuarama.  

A maior dificuldade da 12ª Regional de Saúde, dos hospitais e serviços de saúde continua sendo encontrar profissionais para o atendimento aos pacientes. “Precisamos de médicos, enfermeiros e técnicos em todas as áreas, com urgência”, destacou Viviane.  

Precisa-se de médicos, enfermeiros e técnicos 

A Associação Médica de Umuarama – AMU disponibilizou seus canais de comunicação para reunir profissionais que desejam atuar na linha de frente no enfrentamento a Covid-19 na região.  

“Desde o início desta semana, recebemos o cadastro de sete médicos, que já foram repassados para os hospitais. Seguimos divulgando e coletando o cadastro dos médicos”, disse o presidente da AMU, Dr. Fábio Carvalho na manhã deste sábado.  

Segundo ele, para trabalhar na Ala Covid-19, o profissional de saúde precisa de habilidades e treinamento específico. “A AMU disponibilizou um curso de treinamento gratuito para os médicos, que foi repassado para todas as instituições de saúde, secretaria municipal de saúde e regional de saúde. O objetivo é ajudar na capacitação desses profissionais no enfrentamento da Covid-19”, explicou o presidente dos médicos. 

Médicos 

O profissional médico deve fazer seu cadastro clicando aqui. 

Enfermeiros Técnicos 

Enviar currículo para sociedademedicaumuarama@hotmail.com  

Mais informações 

Fone (44) 3622-2454 ou Whatsapp – (44) 9126-4117 – somente para mensagens. 

Os currículos também podem ser enviados pelo Whatsapp. 

Fonte:

Deixe seu comentário